A maioria das pessoas, associam criatividade com trabalhos artísticos como: pintar, desenhar, esculpir, escrever (em alguns casos) e qualquer coisa que caminhe nesse sentido.
Na verdade, sempre associamos criatividade com essas pessoas e essas pessoas com criatividade.
Porém, eu visualizo criatividade de forma diferente, onde:
Criatividade ≠ artista. (criatividade não é igual automaticamente a artista)
Como falei no artigo "Criatividade, Talento Natural?", um dos pontos positivos de ser uma pessoa criativa é a capacidade de conseguir resolver qualquer problema que a vida jogue sobre você de uma forma diferente, deixando o processo mais eficiente e útil.
Em outras palavras, esse processo não está associado diretamente a pintar um quadro ou escrever um livro sobre demônios salvadores do Universo que lutam contra queijos voadores que querem dominar o planeta de Nasteron, mas sim, com encontrar uma nova forma de organizar um cômodo da casa e com isso aumentar a produtividade em 20%.
Essa nova forma de enxergar criatividade, desassociando de pessoas que vivem no meio artístico, pode ser EXTREMAMENTE disruptivo para qualquer um que busca fazer as coisas de forma mais prática, produtiva e eficiente.
Nós podemos utilizar da criatividade como maneira para resolução de problemas complexos. (de certa forma isso é explorado cientificamente em um livro chamado Elastic: Flexible Thinking in a Constantly Changing World do Leonard Mlodinow );
Podemos usar a criatividade para aprender novas coisas (uma das minhas utilizações favoritas);
Podemos usar criatividade para se aproximar do crush (ok, bem cringe);
E uma infinidade de outras formas possíveis de utilizar criatividade sem precisar ser um artista.
Além disso, outro limitante que as pessoas tendem a pensar quando tratamos de criatividade, é que essa habilidade está ligada a criação de coisas novas e disruptivas.
Porém, como alguém em algum momento já deve ter dito (caso contrário eu estou dizendo), qualquer coisa nova é a mistura de VÁRIOS pedacinhos aleatórios de ideias pré-existentes que culminaram nessa nova coisa.
Além do mais, como o próprio exemplo que dei anteriormente, a aplicação da criatividade a coisas existentes para fazer com que elas fiquem mais eficientes, é uma das melhores formas de se aplicar criatividade deixando de lado a ideia de artista.
Normalmente é pensando nessa forma diferente de entender criatividade que sugiro para as pessoas buscarem ser mais criativas e aplico esse conceito na minha vida. (apesar que como esse texto mostra e meus livros de ficção falam, meio que sou um artista tmb)
Como expliquei no artigo "Criatividade, Talento Natural?", ao aplicar esse conceito diferente de criatividade nas tarefas diárias, não apenas estamos desenvolvendo mais nossas capacidades criativas, como também, estamos tornando tudo mais eficiente e divertido.
Ou seja, se você em algum momento apenas associou criatividade a pessoas fazendo coisas artísticas, recomendo que tente aplicar essa habilidade mesmo sem ser um artista. Teste isso e veja as coisas mudarem.
Caso tenha interesse em descobrir formas de melhorar sua criatividade, dou boas dicas no artigo "Criatividade, Talento Natural?".
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments