top of page

A Relativização da Arrogância

Segundo o dicionário arrogância é o ato de prepotência; atitude de quem se sente superior aos demais ou da pessoa que assume um comportamento prepotente, desprezando os outros.

Mas, será que na maioria das vezes, uma pessoa que alguém considera como "arrogante", realmente merece essa nomenclatura?

Muitas vezes, críticas negativas que possuímos sobre outras pessoas podem estar relacionadas não à alguma ação negativa que fizeram, mas sim, sobre a percepção que temos de nós mesmos e, através dessa percepção, como enxergamos os outros.

Em outras palavras, a forma que você enxerga um defeito negativo na outra pessoa pode estar ligado ao seu ego e não a um real problema.

Penso isso associando a relativização da arrogância.

Na maioria das vezes quando escuto alguém chamando outrem de arrogante, na verdade, ela é apenas mais confiante em si mesma do que a pessoa que está criticando.

Isso faz com que atualmente a palavra "arrogante" se transforme em algo relativo ligado ao ego da pessoa que está chamando outrem por isso, ao invés, do ato prepotente de se sentir melhor que os outros.

O problema com isso é que o simples ato de você torna-se confiante em si próprio, é algo abominável aos olhos de algumas pessoas que não conseguem fazer isso.

Com isso, elas passam a enxergar e taxar você como arrogante. Não porque você acredita ser superior a elas, mas sim porque o ato de acreditar em você mesmo é algo que incomoda.


O que estou tentando dizer é que, nem sempre, a pessoa que você acredita ser arrogante, realmente é. Não é porque uma pessoa é boa no que faz e fala a verdade dizendo com todas as palavras que ela é boa naquilo que automaticamente ela passa a se sentir um deus no Universo.

Essa pessoa apenas acredita nela mesma. Ela tem confiança de que vai conseguir fazer aquilo com a excelência de sempre.

E se isso é considerado algo arrogante, eu fico muito feliz de estar no caminho certo para me tornar uma das pessoas mais arrogantes no planeta Terra.


Na sociedade atual, ser sincero sobre algo ou quem você realmente é, ataca o ego de diversas pessoas.

Então, se você está com medo de parecer arrogante por simplesmente começar a acreditar em você mesmo, no seu potencial, nos seus sonhos, ser sincero ou qualquer coisa assim... Não se importe com o que eles vão achar de você.


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page