top of page

O Mundo Está Ficando Pior?

~ Lucas Garcia - A Juventude Perdida


Como já falei em outros artigos, eu sou extremamente otimista quanto ao futuro e até mesmo quanto ao nosso presente.

É bem comum escutarmos aquelas velhas histórias de que o “mundo está se tornando cada vez mais violento”; “algum apocalipse malthusiano irá acontecer”; “preencha aqui com o seu desastre natural favorito”; “o mundo está cada vez pior para criar se viver”…

Porém, apesar de todas essas teorias, muitas vezes acobertando alguma ideologia questionável, se realmente pegarmos os dados quanto ao nosso presente e até mesmo fazermos comparações de experiências com as épocas dos nossos pais e avós, vamos perceber claramente que nossas condições vêm se aprimorando ao longo dos séculos e, tomou um boom no momento em que a revolução industrial se iniciou.


Então, esse artigo está trazendo alguns dados e falando um pouco sobre como isso embasa meu “otimismo” para o nosso futuro.


Expectativa de Vida:

Como mostrado no gráfico e durante praticamente toda a alta e baixa idade média, a expectativa de vida das pessoas era extremamente baixa.

Isso não significa que não existiam pessoas com mais de 40 anos, mas sim, que a mortalidade infantil era tão alta que abaixava a expectativa de vida da maioria das pessoas. Porém, mesmo desconsiderando a mortalidade infantil, era difícil um adulto conseguir chegar aos 70 anos.

Basta lembrar que um corte profundo na sua pele poderia se transformar em uma sentença de morte, já que não tínhamos ainda o conhecimento sobre bactérias e outras doenças.

Agora, se compararmos isso com nosso mundo atual e observarmos toda a evolução tecnológica e médica que começou em meados do século 18 e 19, começamos a perceber uma alteração resultante do que essa “nova ideia” para resolução de um problema causou para toda a humanidade.


Pobreza e Extrema-Pobreza

Desde a revolução agrícola, a humanidade alcançou a tão almejada igualdade que muitos buscam hoje alcança-lá novamente… Mais de 90% das pessoas viviam na pobreza e mais de 80% das pessoas viviam em extrema pobreza.

Porém, isso “coincidentemente” (ironia) começou a mudar com as revoluções industriais, sistema capitalista e mais liberdade para as pessoas.

Apesar de alguns buscarem voltar para o passado e atingir a tão sonhada igualdade de pobreza, abrir mão de suas liberdades, serem obrigados a participar de coisas das quais nunca quiseram fazer parte… Eu sinceramente acredito que continuaremos reduzindo cada vez mais a miséria ao redor do mundo.

Falo isso pensando principalmente que daqui a alguns anos, países que possuem governos: ditadores e que limitam a liberdade das pessoas… Irão cair.

Exemplos: Cuba, Coreia do Norte, China, Belarus, Rússia, Vietnã e diversos outros países comunistas e com suas ditaduras democráticas.


Internet/informação decentralizada

Em 25 anos, praticamente metade da população mundial passou a ter algum tipo de conexão de internet ao redor do mundo.

Para mim, isso é uma das coisas mais importantes para o futuro de cada um de nós.

O acesso à internet, não somente possibilita e possibilitou a comunicação, como também levou ao barateamento da informação e conhecimento, possibilitando pessoas do mundo inteiro a começarem a considerar visões diferentes de mundo, aprenderem coisas novas rapidamente, compartilharem informações e uma série de outras coisas.

Também acredito que esse será um dos principais agentes que derrubaram todos os governos ditadores que já citei anteriormente.

OBS: é por isso que eles tentam manter sua população o mais distante possível da internet. Basta olhar para China, Cuba e Coreia do Norte.


Liberdade


Outro ponto que sempre adoro observar é que não existe apenas um tipo X ou Y de liberdade.

Você não pode ter liberdade econômica e não ter liberdade individual… Ou liberdade individual e não econômica. Em ambos os casos, em algum momento o adotante desse pensamento irá se deparar com o fracasso econômico e social

O gráfico acima mostra o número de países onde a homossexualidade deixou de ser um crime.

Veja bem, não acredito que pessoa alguma deveria dizer como e com quem você deveria se relacionar ou deixar de se relacionar. Porém, é fato que viver em um país que pode te sentenciar a morte por amar outro ser humano não é um bom lugar para se viver.

O mesmo vale para o mundo.


Bem, não quero me alongar muito… Mas, caso tenha interesse em analisar outros dados quanto a queda de coisas “negativas” na humanidade ao longo dos anos, dê uma olhada no site que utilizei para pegar os dados e gráficos.

O futuro que busco construir através de ideias, coisas e ações; é um futuro com ainda mais liberdade para você poder ser e fazer.

Eu sinceramente acredito que no longo-prazo tendemos a nos tornar cada vez melhores e superamos qualquer desafio que venha.

São mais de 7 BILHÕES DE INDIVÍDUOS que poderão ter as mais diversas ideias para superar esses novos e antigos desafios que a humanidade tem, teve e terá.





Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page