Ultimamente tenho notado a ânsia que alguns órgãos do estado brasileiro, políticos ladrões e mídia tradicional vem apresentando na busca pela utopia chinesa de censura a internet.
Bem, assim como na maior e mais assustadora máfia do mundo, toda essa ridícula ideia de censura à internet, tem falhado miseravelmente.
Tudo isso ocorre, porque, querendo ou não, a internet é um meio naturalmente incensurável, por ser em sua grande parte, descentralizada.
Isso significa que não há um ente que se classifica como "superior" tentando controlar e mandar na vida das pessoas aqui. Tudo que há é liberdade. Liberdade para você fazer o que você quiser, acessar o que você quiser, sair quando você quiser, entrar quando você quiser e qualquer outra coisa de forma voluntária.
Isso é completamente distinto das antigas formas de comunicação e relacionamento com o mundo.
Basta olhar para a ditadura militar brasileira, ou até mesmo, o presente momento em algumas mídias.
Se alguém falasse algo contra a narrativa considerada como "correta", seria facilmente taxado de algo, indiciado e rapidamente preso para a "segurança" das pessoas.
Isso significa que o simples ato de falar sua opinião, é considerado por alguns, um crime por não ser o mesmo que pensam.
Hã, sim, esse exemplo pode ser utilizado tanto para uma ditadura que ocorreu há algumas décadas, quanto para medidas e ações tomadas por algumas pessoas no presente momento.
Entretanto, hoje há uma diferença considerável do que ocorria na ditadura citada. Quem dá sua opinião através da internet, poderá continuar compartilhando essa opinião sem que qualquer burocrata político consiga efetivamente fazer algo.
Basta pegarmos o exemplo do governo Chinês.
Eles criaram um dos maiores firewalls com o intuito de censurar o compartilhamento de ideias, opiniões e qualquer outra coisa que vá contra as diretrizes do #PartidoComunistaChinês.
Todos conhecemos a clássica história de que o Xi Jinping fora tão comparável com o Ursinho Pooh, que ordenou a proibição do desenho e da palavra através de seu firewall.
A ironia é que, além das pessoas, criarem novos apelidos e comparações usando outros personagens, comidas e objetos; recentemente encontrei o seguinte brinquedo:
Curiosamente, isso foi "Made in China"
Em outras palavras, se nem mesmo a ditadura mais sanguinária da história humana consegue censurar a opinião, pensamento e ações das pessoas na internet, como é que simples ataques desprovidos de lógica e com claro interesse político-econômico brasileiros vão conseguir?
Em suma, a internet é um meio incensurável.
Plataformas centralizadas como Youtube, Facebook, Google e qualquer outra, podem até tentar ou serem obrigadas a limitar o que as pessoas podem falar.
Porém, essas plataformas não são a internet. Não são as pessoas. Não são um "governo". No máximo, facilitam nossas vidas e isso é tudo.
Se minha opinião é limitada no Youtube, posso simplesmente, migrar para as outras MILHARES de plataformas com streaming de vídeos presentes na internet.
Se o Whatsapp limitar o que posso conversar com meus amigos, posso simplesmente trocar para os MILHARES de outros mensageiros presentes na internet.
Se o Google tentar limitar o que posso pesquisar em sua ferramenta, posso simplesmente trocar para os outros MILHARES de ferramentas para pesquisas presentes na internet.
Não sei quando essas pessoas altamente suspeitas que buscam dizer o que é certo e errado, o que pode ser dito ou não, o que pode ser pensando ou não; vão perceber que a internet é essencialmente incensurável e todos esses esforços para dificultar o acesso dos indivíduos ao que eles quiserem ouvir/pensar/falar é completamente contraproducente já que apenas incentiva a migrar para plataformas e programas ainda mais incensurável.
No Youtube não posso falar sobre X? Ótimo, migrarei para o Rumble.
No Google não posso pesquisar Y? Ótimo, migrarei para o Duckduckgo.
No WhatsApp não posso falar Z? Ótimo vou para o Telegram.
Assim como a utopia do governo chinês de censurar a internet falhou e continuará falhando, qualquer tentativa brasileira seguirá o mesmo caminho.
Desejo boa sorte a um trabalho inútil. Na verdade, um trabalho que só ajuda a desenvolver o lado ainda mais descentralizado da internet.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments