Adoro o atual momento em que vivemos.
Quase toda a sociedade de hoje, vive melhor do que todos os reis e rainhas do passado. Cada vez mais, temos oportunidades nunca vistas antes. A ponto de ficarmos cegos.
E sobrecarregados.
Você já notou que as redes sociais — apesar de serem extremamente positivas em alguns aspectos — estão induzindo uma miopia na mente das pessoas:
A impressão que tudo pode ser conquistado em 6 meses e que muitas coisas são extremamente fáceis.
Mas, a verdade mesmo é que o processo de qualquer coisa relevante ainda é lento.
Por que estou falando isso?
Veja, há diversos jovens e crianças ficando ricas na internet.
Mas, quando levamos isso para a realidade – assim como ocorre com diversas outras coisas – isso é uma minoria acentuada pelo viés da repetição:
Por vermos isso várias vezes nas redes sociais, parece ser um evento corriqueiro e comum.
E não se engane, o viés da repetição acontece em diversos meios e formatos.
Algo que representa bem isso, é esse gráfico 👇
Esse gráfico é a comparação entre a realidade, pesquisas no Google e o que a mídia repetidamente divulga através das manches de jornais sobre mortes nos Estados Unidos.
Um exemplo escrachante que podemos observar é o terrorismo.
Enquanto na realidade é uma porcentagem insignificante das mortes, baseado na percepção da mídia — medido pelas manchetes de jornais — são quase 30% das mortes.
E isso acontece igualmente com a nossa atual ideia de sucesso e dinheiro:
Simplesmente é uma “miopia” (viés de confirmação) criada por nós mesmos porque isso contribuem para o nosso desejo pela fantasia de que as coisas podem ser fáceis e rápidas.
Tudo com o mínimo de esforço possível…
As coisas são fácies?
Já dizia o ditado popular:
Tudo que vem fácil, vai fácil.
Se as coisas fossem tão fáceis e rápidas quanto simplesmente desaparecer por 6 meses para tudo dar certo… nada no mundo teria graça. Afinal, desaparecer por 6 meses e focar é o tipo de coisa que qualquer pessoa conseguiria fazer.
Além disso, todo sucesso repentino nos afasta muito de um sucesso duradouro.
Não é à toa que todos que “apareceram do nada”, desapareceram tão rápido quanto apareceram.
Em suma, do meu ponto de vista, é uma ilusão perigosa pensar que as coisas são fáceis e rápidas. É uma ilusão pensar que logo na primeira tentativa de algo que façamos em nossas vidas… realmente será aquilo que nos levará para onde sempre almejamos.
Então, o processo é lento?
Acredito que sim.
As pessoas que eu verdadeiramente admiro levaram anos, se não, décadas até finalmente começarem a ter algum vislumbre de sucesso, destaque e reconhecimento.
Como dito em Maestria, o tempo para nos tornamos mestres em algo não é tão simples e curto quanto nos dedicar por 6 meses. Claro que 6 meses de foco pode valer muito mais do que 6 anos de dispersão.
Porém, ainda é pouco tempo.
E não se sinta culpado por, as veze, se perder nesse caminho e desejar o sucesso rápido.
É algo natural do ser humano.
Eu também sinto isso.
Porém, são nesses momentos que devemos lembrar de curtir a nossa jornada. Afinal, esse é um caminho de descobertas, crescimento e revelações. E como exemplificado por uma das minhas citações favoritas:
Finalmente, tenho o que eu queria. Estou Feliz? Na verdade, não. Então o que me falta? A minha alma não tem mais aquela atividade estimulante conferida pelo desejo […]. Ah, não deveríamos nos iludir — o prazer não está na satisfação, mas na busca. ~ Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais
Novamente:
o prazer não está na satisfação, mas na busca.
Sugestões
Olha, estou prestes a lançar um novo livro de ficção:
E também já tenho outro livro publicado:
Caso tenha interesse, confira agora na Amazon👇
Ou adquira sua cópia física 👇
Comments