Por muito tempo, me senti culpado e até preso por não gostar de uma coisa específica. Eu simplesmente sentia curiosidade por todos os assuntos. Nunca fui um “especialista”.
Mas, apesar de sentir como se fosse uma prisão, hoje sinto que essa foi a maior benção que me aconteceu:
Afinal, nas próximas décadas, o mundo voltará a pertencer aos generalistas.
O que é ser generalista?
Conceitos são chatos, mas podemos dizer que generalistas são os opostos dos especialistas. Pessoas que não concentram seu conhecimento especificamente em uma única coisa.
Claro que isso pode ir para um lado complicado…
Por exemplo:
Imagine um especialista em consertar máquina de escrever vs um especialista em consertar máquinas.
Teoricamente, ambos são especialistas.
Porém,
O segundo “especialista” é mais generalista em sua área.
E consequentemente — não escolhi esse exemplo à toa — quando maquinas de escrever viraram uma relíquia do passado, o segundo teve mais facilidade de se adaptar as necessidades do mercado do que o primeiro.
Mas, precisamos ir além do que essa simples discussão.
Além do generalista
Veja, hoje em dia você consegue muitas oportunidades sendo um especialista.
Inclusive, esse foi um problema que tive sempre que precisei buscar um emprego… minhas habilidades são mais diversas e complementares do que específicas e únicas.
Na verdade, o que me torna único é justamente a diversidade e o complemento que cada uma das minhas habilidades possui… E isso, querendo ou não, é difícil de ser traduzido em um currículo ou na hora de se candidatar para uma vaga.
Porém, o que está mudando o cenário é algo ainda mais poderoso:
Uma revolução tecnológica
IAs e tecnologias gerais já são capazes de fazer o que somente um especialista naquela área poderia fazer. O conhecimento específico está se tornando abundante. E a valorização da criatividade está cada vez mais atona.
Em poucas palavras,
Nos dias atuais, ser generalista é ser criativo.
E como eu sempre digo, criatividade nada mais é do que você conectar uma série de pontos que nunca foram conectados antes e então executar a ideia gerada a partir deles.
O Mundo Já foi dos Generalistas
Leonardo da Vinci, Hildegarda de bigen, Benjamin Franklin, Hipátia de Alexandria, Thomas Jefferson, Napoleão Bonaparte e vários outros foram grandes nomes generalistas da história.
Na verdade,
A ideia de todos sermos “especialistas” foi disseminada a partir da revolução industrial, afinal naquele momento esse era o que o mundo estava precisando para avançar.
Literalmente, durante toda a história antes da revolução industrial as pessoas eram mais generalistas.
E agora essa “moda” está voltando.
O Mundo Será dos Generalistas
Além da revolução tecnológica, humanos são, em sua grande maioria, naturalmente mais generalista. Você mesmo deve ter interesses em mais do que apenas na sua área de atuação.
Mas, a escola tende a nos moldar diferente.
Tende a nos fazer querer seguir um único e específico caminho.
De toda forma, as coisas estão mudando rápido. Os cenários estão mudando rápido. E quanto mais rápido você consegue se adaptar a essas mudanças, mais você conseguirá lucrar.
E esse é mais um motivo para o mundo ser dos generalistas.
Afinal, pessoas generalistas conseguem se adaptar mais rápido do que um especialista.
Por exemplo,
Quem você acha que se adaptou mais rápido a consertar computadores pré-históricos? O especialista em consertar máquinas de escrever ou o especialista em consertar máquinas?
A única diferença é que hoje isso é levando a um grau ainda maior.
"Hoje, recursos tecnológicos oferecem meios sem precedentes de estabelecer ligações entre disciplinas e ideias. As barreiras artificiais entre artes e ciências se derreterão sob o calor do anseio de compreender e expressar nossa realidade comum. Nossas ideias se aproximarão da natureza, mais vivas e orgânicas. De todas as maneiras possíveis, você deve se esforçar para ser parte desse processo de universalização, estendendo seu próprio conhecimento para outros ramos, cada vez mais diversificados. As ideias fecundas que brotarão dessa busca lhe proporcionarão as maiores recompensas."
— Maestria, Robert Greene
Os especialistas estão mortos?
Claro que não.
Na verdade, eles continuam reinando e minha estimativa é que isso permanecerá pelos próximos 10 ou 15 anos. E mesmo quando esse momento chegar, ainda haverá especialistas fundamentais.
Por outro lado, os generalistas abraçarão a maior parte das riquezas.
Finalização e Conclusão
Enfim, essa é minha visão.
E preciso deixar claro que esse é um assunto complexo de tratar.
Muitas pessoas vão interpretar isso como se você precisasse ser medíocre em tudo. O que não é o caso. Ou vão interpretar que você não pode ser foda em uma única coisa… o que também não é o caso.
De toda forma, acredito que você deva perseguir sua curiosidade.
Não importa a área que ela more.
Comentarios