Um problema comum para a maioria das pessoas é a procrastinação. Isso, associado a problemas de foco, faz com que muitos não façam o que precisa ser feito.
Esse problema é tão grave e persistente que consegue nos abduzir completamente para uma prisão cíclica de procrastinar e procrastinar.
Entretanto, apesar de ser um gigantesco mal, há uma cura.
| Motivos para Procrastinação
Muitas pessoas assumem que a procrastinação está relacionada apenas com a falta excessiva de disciplina. Um procrastinador não faz o que precisa fazer porque ele é "fraco". Sempre prefere o prazer instantâneo do que qualquer outra coisa.
Mas, além desse motivo, existe outro que praticamente ninguém fala sobre.
O motivo para procrastinar um trabalho, tarefa ou qualquer outra coisa pode ter uma raiz profunda na falta de interesse por aquilo que está fazendo.
Ou, em outros termos, tal atividade não é algo que faz sentido para sua verdadeira "paixão".
Se esse for o caso, a procrastinação é apenas um sintoma.
Não um sintoma da falta de disciplina como muitos gostam de apontar (apesar que pessoas disciplinadas podem fazer isso mesmo assim), mas sim, que aquilo não é algo que está aliado com seus verdadeiros interesses.
Ou, minimamente com algo que você goste de fazer.
| Se Esse For o Caso, Qual a Solução?
Tenho uma opinião extremamente forte contra a ideia de "encontrar nossa paixão". Para mim, a vida se trata muito mais de construir quem nós realmente queremos ser ou criar nossas próprias paixões, do que encontrar algo supostamente perdido.
Isso significa que, o passo inicial para solucionar essa questão é pensar em quem você verdadeiramente quer ser.
Por mais vaga que essa imagem futura fique na sua cabeça, é um pontapé para começar a fazer as coisas que você realmente quer fazer. É a partir daqui que você corta pela raiz o mal de procrastinar apenas porque a tarefa não está alinhada com o que você quer.
| Fazer Isso, Vai Matar Sua Procrastinação
Considerando tanto o mal de procrastinarmos uma tarefa por não está relacionada ao que queremos e o veneno de procrastinarmos uma atividade por não termos disciplina, existe uma pílula que pode resolver isso.
Essa pílula está em algo que praticamente todas as pessoas no mundo tendem a subestimar, odiar e, até mesmo, sentem preguiça de fazer.
Eu estou falando sobre planejar. Para ser mais preciso, planejar consistentemente.
| Planejar Consistentemente Vai Matar Sua Procrastinação
Se você pensou na sua imagem do futuro ou nas coisas que realmente quer para sua vida, a coisa mais óbvia de se fazer não é perseguir loucamente aquilo de forma aleatória (geralmente as pessoas fazem isso).
A verdadeira coisa óbvia de se fazer é TRAÇAR UM PLANO e SEGUI-LO.
Veja, quando queremos chegar em algum lugar (principalmente um onde nunca estivemos antes), o primeiro pensamento que surge em nossa mente é procurar uma rota no Google Maps.
Depois disso, entramos no meio de transporte e seguimos o maldito mapa.
Imaginemos que o mesmo se aplica para sua imagem do futuro. Infelizmente, é algo que somente você pode fazer. Isso significa que precisará traçar a rota, fazer as atualizações manuais, definir check points e seguir o que você definiu.
Literalmente você está no controle de toda essa jornada.
| Como Planejar Consistentemente Mata a Procrastinação?
Estar no controle de nossa jornada (planejando consistentemente) muda nossa perspectiva, afinal, deixamos de fazer as coisas em modo aleatório.
Nesse processo, ver o quão longe estamos chegando ao acompanhar nosso plano (nosso mapa); ver os check point que marcamos e sentir que estamos mais próximos do local que definimos cria um sentimento de propósito.
Esse sentimento faz com que o pensamento e a compulsão por procrastinar seja substituída pela vontade de continuar caminhando.
Passo após passo.
Mas, isso só é possível quando planejamos e seguimos nossos planos.
| Resumindo em Pontos
Antes de qualquer coisa, questione se sua procrastinação é um sintoma de estar fazendo algo que não está alinhado com quem você quer construir ou apenas falta de disciplina;
Se é algo que não está alinhando com quem você quer construir, o passo inicial para solucionar essa questão é pensar em quem você verdadeiramente quer ser;
Agora, o remédio amargo que resolve qualquer caso de procrastinação é planejar;
Lembre-se: planejar consistentemente coloca você no controle de sua jornada;
Controlar nossa jornada cria em nós um sentimento de propósito que faz a procrastinação perder o sentido.
Mas, isso só é possível quando planejamos e seguimos nossos planos.
| Finalização e Recomendações
Esse texto foi escrito com o propósito de mostrar uma nova perspectiva quanto ao problema que muitas pessoas enfrentam da procrastinação.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/fazer-isso-vai-matar-sua-procrastinacao
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments