top of page

Existem Experiências e Aprendizados Completamente Inúteis?

Ao longo de nossas vidas, é comum termos a impressão de termos experiências inúteis.


Muitas vezes, outras pessoas tomam nosso lugar e julgam algo que fazemos como inútil. Algo que estudamos como desnecessário. Algo que desejamos como fútil e sem um sentido do ponto de vista prática ou lógico.


Mas, isso é mesmo verdade?


Quero dizer, existem experiências e aprendizados completamente inúteis?


| Experiências Só São Inúteis Quando Não As Usamos


Lembro que falei a frase “Experiências só são inúteis quando não as usamos” quando uma antiga colega estava reclamando sobre a vida.


Não sei por qual motivo, mas, simplesmente criei essa frase. De uma forma ou de outras, isso é algo que verdadeiramente acredito. Tudo que fazemos, estudados e vivemos é algo que pode contribuir, de alguma forma, para o nosso futuro.


Mas, isso só vai acontecer se estivermos dispostos a colocar em prática.


Inclusive, podemos olhar para um dos exemplos mais impressionantes e relevante de um ‘atividade/experiência’ considerada inútil, mas, que contribuiu para que um dos maiores gênios da humanidade, conquistasse com sua invenção, o mundo.


Sim, estou falando de Stevens Jobs e as aulas de caligrafia.


| Steve Jobs e Sua Atividade Inútil


Não sei se você sabe, mas, Jobs durante sua estadia na faculdade, decidiu se inscrever em aulas de caligrafia.


Não sei para você, mas, para mim caligrafia nunca foi motivo de intenso interesse. Na verdade, sempre foi comum escutar reclamações dos meus colegas quando copiavam atividades do meu caderno.


Sempre falavam: “você escreve árabe e não contou para nós?”


Do fundo do meu coração, eu achava algo curioso.


Como alguém que tá copiando uma atividade do seu caderno, tem o direito de reclamar da letra?


De toda forma, não sei se o Jobs passava pelo mesmo problema ou se simplesmente esse foi um interesse aleatório que surgiu nele, mas, ele decidiu se inscrever em aulas de caligrafia na faculdade.


Claro que, do nosso ponto de vista, isso só poderia melhorar a caligrafia dele, certo?


Qual outra vantagem teria em aprender caligrafia?


Bem, anos depois, quando Apple estava lançando seus produtos para o mundo, um dos diferenciais era seu design. E quando falo design, vou desde a aparência de todo o sistema, produto e até mesmo a fonte (letra) escolhida como principal para o PC.


Não sei se você já teve oportunidade de usar um celular, ou principalmente, um computador da Apple.


Mas,


Posso te garantir que a fonte principal é uma das mais incríveis e agradáveis que existem. Claro que vai parecer ser pura puxação de saco. Mas, recentemente eu migrei do Windows para um MAC e uma das primeiras coisas que notei foi essa diferença na fonte.


Literalmente, eu adorei.


| Mas, O que Isso tem a ver?


Bem,


Anos após Jobs fazer seu curso aleatório de caligrafia, por mais que ele não utilizasse para o seu dia a dia, ele conseguiu aplicar aquele conhecimento/experiência específica em algo que realmente fez toda a diferença.


Literalmente, ele conectou os pontos anos depois em uma de suas criações.


Isso prova que experiências só são inúteis quando não as usamos.


Por mais que nem eu ou você sejamos ‘gênios’, ou qualquer outra porcaria igual a Jobs, podemos lembrar e aplicar essa mesma ideia.


Então, do meu ponto de vista, só existem experiências e aprendizados completamente inúteis quando escolhemos torná-los assim. Por outro lado, qualquer coisa que fazemos em nossas vidas, pode se tornar EXTREMAMENTE relevante e útil no futuro.


Tudo que precisamos fazer é conectar os pontos e as usar.


| Finalização e Sugestões


Escrevi esse texto com o propósito de mostrar como até mesmo as coisas mais idiotas e sem sentidos que fazemos, podem ser utilizadas em algo do nosso futuro.


Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.


Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.


Esses são alguns textos que você vai adorar ler:

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page