Nos últimos meses, muito se tem falado sobre o monstro chamado inflação. Infelizmente, ele é um dos mais assustadores já que pode destruir reinos sem nem mesmo ser percebido ou enfrentado.
Como bons cavaleiros da justiça que lutam para salvar quem amamos, precisamos conhecer esse monstro.
Pensando nisso e em como esse tema é difícil de ser entendido, decidi tentar explicar inflação usando termos mais leigos e lúdicos para que crianças e qualquer outra pessoa consiga entender também.
O Monstro da Inflação Consegue Destruir Reinos?
Há muito tempo, existia um reino um pouco diferente do que conhecemos. Seus reis eram chamados de imperadores. Todos que conquistavam esse lugar, ganhavam o título de César acompanhando seu nome.
Esse reino, chamado de Império Romano, era tão poderoso, mais tão poderoso que foram mais de 400 anos de história.
Em todo esse tempo eles chegaram a dominar todo o mundo conhecido. Eram tão poderosos que nenhum outro povo ousava enfrentá-los. Era tipo aquele garoto meio forte da sala que todo mundo tem medo.
Porém, a força deles o cegaram para tudo que estava prestes a acontecer.
Infelizmente, os imperadores daquele reino estavam sedendo para a ganância. Eles queriam roubar dinheiro das pessoas a qualquer custo. Não importava o que precisavam fazer.
Porém, eles não podiam simplesmente bater nelas. Fazer isso seria o mesmo que criar uma revolta e entregar seu lugar para outro imperador.
Então, como forma de roubar mais dinheiro disfarçadamente, eles começaram a traçar um plano maligno focado em enganar as pessoas mudando a composição do dinheiro que o império usava.
Como Assim Mudar o Dinheiro?
Naquela época antiga, as pessoas não usavam o dinheiro que nós usamos hoje.
Eles geralmente tinham apenas moedas que eram feitas de materiais raros. Sabe o ouro, prata e o cobre? Famosos nos joguinhos e até nos desenhos? Eram esse tipo de dinheiro que eles usavam para fazer suas trocas.
Por ser um tempo antigo, era difícil das pessoas comprovarem se algo era realmente ouro ou apenas um pedaço de pedra pitada.
Mas, existiam vários métodos diferentes para fazer isso.
De todo modo, os imperadores que estavam gananciosos por roubar dinheiro da população, decidiriam usar seus poderes de enganação que pouco a pouco foi crescendo se tornando o Monstro da Inflação.
Como Eles Fizeram Isso?
Eles decidiram passar a perna nas pessoas mudando a composição das moedas do império. As moedas que o imperador dizia ser feitas de ouro puro, passavam a ter boa parte da sua composição de outros metais como cobre e ferro.
Com isso, o imperador conseguia enganar as pessoas durante um tempo e encher seus cofres de ouro puro, criar novas construções e uma série de outras coisas.
Porém, as pessoas não eram tão idiotas e bobas quanto o imperador acreditava.
Pouco a pouco, a população percebia que aquelas moedas não eram ouro puro. Percebiam estarem sendo enganadas por seu imperador.
Até mesmo outros países que ficavam próximos ao Império Romano começaram a perceber ter algo de errado.
E o que Podia Ser Feito?
Infelizmente, a população não podia ir contra o imperador diretamente.
Então, como medida para tentar compensar o dinheiro que o imperador estava roubando delas, começaram a subir o preço das coisas.
O tomate, pão e suco que antes custavam 1 moedas de ouro, agora, passava a ser 2 moedas de ouro.
Tudo por culpa do imperador que decidiu criar mais moedas de ouro ao adicionar outros materiais na tentativa de enganar as pessoas.
E o que é o Monstro da Inflação?
Pouco a pouco, os imperadores repetiam a mesma prática de enganar as pessoas. Fizeram tantas vezes isso, que aquele tomate, pão e suco chegavam a custar mais de 10 moedas de ouro.
Sabe quando fazemos um suquinho tangue e colocamos água demais? Basicamente foi isso que aconteceu com o dinheiro deles.
Por culpa da ganância do imperador em querer roubar sua população, ele constantemente tentava enganar as pessoas e prejudicá-las. Durante um tempo funcionava, porém, logo as pessoas percebiam e arrumavam uma forma de fugir disso.
O monstro da inflação é a ideia do imperador de mudar a composição da moeda fazendo os preços das coisas aumentarem. Ele assombra e assusta as pessoas exatamente por isso. Faz com que elas precisem sempre gastar mais para comprar a mesma quantidade de coisas.
Esse Monstro Existe Nos Dias Atuais?
Infelizmente sim.
Hoje, os imperadores são presidentes como o Bolsonaro no Brasil, Biden nos Estados Unidos, Alberto Ferraz na Argentina e vários outros.
A única diferença nos dias atuais é que os presidentes apenas mandam que seja impresso mais dinheiro. É como se estivessem colocando todos os dias mais água naquele suco tang.
É por isso que as coisas parecem cada vez mais caras e não tendem a mudar muito de preço.
Conclusão
Caso queira entender em termos um pouco mais complexos sobre a inflação, recomendo meu artigo 'Inflação: a Arte de Queimar Dinheiro'.
Como falei, esse texto foi mais uma introdução meio 'lúdica' e com termos mais leigos sobre inflação.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/entenda-inflacao-como-se-fosse-uma-crianca
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments