Observar e escutar não é apenas uma forma estratégica de se dar bem no futuro, como também, uma forma de preservar a saúde mental.
Constantemente somos apresentados a visões de mundo destoantes das nossas. São pessoas com opiniões, acreditares, saberes, princípios e uma série interminável de pontos diferentes dos nossos.
Por algum motivo, cada uma dessas pessoas tende a acreditar que a visão de mundo dela é a correta, ou no mínimo, a menos errada.
Não acredito que exista um problema até aqui. Muito pelo contrário, para mim, o problema só começa quando começamos a desperdiçar nosso tempo escasso em discussões que não levam a lugar algum. (Por que eu geralmente não discuto)
É quase como se falar fosse mais importante do que o resultado final.
A abordagem de apenas observar e escutas, atua em uma situação de discussão com efetividade. Tudo que precisamos fazer é ficar calados e prestar atenção no que as outras partes estão falando, degladiando ou fazendo.
Tudo que importa é apenas seguir pelo caminho que acreditamos estar mais certo e, no fim, verificarmos qual foi a abordagem que realmente trouxe algum resultado.
Em outras palavras, em um cenário como esse o verdadeiro campeão será aquele que vence através das atitudes e não do grito.
Até mesmo se posicionar pode fugir da estrategia do observar e escutar.
Luís XIV ou Rei Sol da França, atualmente possui o título de reinado mais longo da história europeia com duração de 72 anos.
Apesar de todos seus defeitos, entre eles ter tomado apenas 2 banhos ao longo de toda a sua vida é considerado como um dos melhores se não o melhor monarca que a França já teve.
Por ser um estrategista nato, tanto é que seu reinado durou tanto tempo, uma de suas estratégias era nunca se posicionar. Até mesmo na hora de responder um pedido dos nobres que moravam com ele no Palácio de Versalhes.
Todas às vezes que alguém pedia algo para ele, nunca respondia com sim ou não. Tudo que saía pela boca do monarca era um:
— Verei.
E posteriormente, após semanas ou até mesmo meses o nobre que fez a solicitação percebia ela sendo atendida ou permanecia sem uma reposta.
Literalmente o Rei Sol foi um aplicador exelente da abordagem do observar e escutar.
Tanto por não falar coisas desnecessárias quanto por fazer isso, na prática.
Quando ele assumiu o reinado, a primeira coisa que fez foi trazer todos os nobres para morar em Versalhes. Literalmente todos eles foram morar no mesmo lugar do rei.
Ele fez isso não pensando em uma união, mas sim, na possibilidade que isso traria para ele observar de perto o que os nobres pensavam, falavam e faziam.
Ao primeiro sinal de insatisfação, ele conseguia controlar ou apaziguar os ânimos dos possíveis revoltados.
É por isso que afimo: a melhor abordagem em qualquer situação é observar e escutar.
Ela evita problemas, te deixa um passo a frente, faz bem para sua saúde mental e te dá uma visão mais ampla de toda a situação.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/a-melhor-abordagem-para-qualquer-coisa-observar-e-escutar
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments