top of page

Como Comecei a Aprender Economia

Há alguns meses escrevi o texto "Como Aprendi a Investir", onde, basicamente expliquei o que me fez começar a aprender sobre investimentos e quais meios usei para isso. Como "complemento", decidi trazer esse segundo texto falando de algo que possui muita influência no mundo das finanças: economia.


Como qualquer outra pessoa, nunca tive nem a definição de economia nas escolas em que estudei.

Para ser franco, não acho isso ruim, já que é inegável que os acadêmicos econômicos brasileiros, possuem ideias extremamente deturpadas baseada nos contos de fadas de supostos "economistas".

De todo modo, uma das minhas filosofias é justamente a frase que Mark Twain disse em algum momento: "Nunca deixe a escola interferir em sua educação".


No momento em que tomei a decisão de aprender sobre investimentos, foi inevitável buscar entender economia e cenários políticos.

Querendo ou não, quando a economia vai bem, investimentos tendem a performar melhor. Quando a economia vai mal, investimentos tendem a performar pior... Esses são os famosos Bull e Bear market.

Porém, não sei nem se existe sentido falar sobre investimentos e economia como duas coisas distintas, quando, na verdade, ambos são correlacionados para um desenvolvimento econômico saudável de um grupo de pessoas.

Economias onde não existem investimentos, bolsa de valores, empresas, preços e etc, são a receita certa para o fracasso.


Honestamente? Não sei por qual ponto exato comecei a buscar conhecimento sobre economia.

Porém,

Algo que eu posso afirmar com extrema convicção é que gostaria de ter começado lendo um dos livros mais legais que li em 2020: As seis lições de Mises

Esse livro, pequeno e de fácil leitura, é um ótimo lugar para começar a entender elementos básicos como a inflação através de um olhar da escola Austríaca.


Como recomendação de canal no Youtube, local que consegui absorver muitas informações sobre investimentos e também sobre economia, minha escolha é Fernando Ulrich

Sendo bem sincero? Comecei a assistir os vídeos dele e não intendia praticamente nada. Palavras como, "agregado monetário"; "M1"; "M2"; "M3"; "Federal Reserve" e uma série de outras... Me faziam sentir como seu eu fosse um completo idiota.

Entretanto, eu apenas assistia e absorvia informações relacionando com coisas que eu estudava no mundo dos investimentos, livros com temas políticos, econômicos e notícias do dia a dia.

Foi essa receita que me fizeram ter um entendimento mais profundo no assunto economia.

Obrigado por ler! Se quiser algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos... Essas cosias levam tempo haha. 
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄https://www.lucasgarciajornada.com/post/como-comecei-a-aprender-economia 

Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page