Hã, de forma aleatória, meu cérebro ligou alguns pontos sobre assuntos que conversei com pessoas ao longo do mês e, simplesmente, trouxe uma triste reflexão: coisas materiais permanecem por mais tempo que as pessoas.
Essa minha afirmação é extremamente ousada e passível de uma enxurrada de críticas. Como assim coisas materiais permanecem/duram mais do que as pessoas? Que tipo de monstro solitário e antissocial é você, Lucas?
Para ser sincero, essas duas características 'solitário' e 'antissocial' realmente possuem uma gigantesca chance de influenciar minha afirmação.
Porém,
Acredito que elas são apenas um acelerador na minha percepção de que coisas materiais permanecem por mais tempo que pessoas.
Vejamos, a maioria das pessoas possui amigos e família que estão, em algum grau, ligados. Anos de conversas, convivência, intimidade... Tudo isso resume a relação entre pessoas.
Normalmente, pessoas que permanecem em nossa vida ao longo dos anos, ganham uma posição de destaque. Essas pessoas passaram, em algum grau, pelo teste do tempo: quanto mais tempo algo dura, mais tempo acreditamos que isso irá durar.
Mas, se esse fosse um teste simples de 'tirar nota alta', não teria valor algum. Quaisquer pessoas, até mesmo as mais FDPs, conseguiriam se provar ao longo do tempo.
Ou seja,
Naturalmente, quanto mais o tempo passa, menos pessoas vão permanecer em nossas vidas. Não importa o motivo. Isso é algo que sempre acontece.
Quando olho para coisas materiais, percebo que elas são muito mais propícias a durarem conosco do que as pessoas.
O motivo para isso? Bem, elas não são humanas.
Nós, humanos, adoramos complicar situações sociais. Para ser honesto, somos seres tão desesperados por socializar que não fazemos a mínima ideia de como manter um grande grupo de conexões prevalecer ao longo dos anos.
Agora, olhando para objetos inanimados, isso não importa.
Podemos derrubá-los e eles não vão chorar.
Podemos vacilar com eles, e não vão se importar.
Podemos esquecer da existência deles e nada vai mudar.
Também sabemos que eles não vão nos decepcionar. Sabemos que eles vão "estar" sempre ali enquanto forem úteis em algum grau.
É por isso que tenho a coragem de dizer que objetos materiais duram mais do que relações humanas. Proporcionalmente, é isso que acontece com o passar dos anos. Basta olharmos para a quantidade de pessoas que conhecemos e convivemos por alguns anos.
Quantas delas ainda estão em nossas vidas?
Agora, quantos objetos/coisas não humanas que permanecem em nossas vidas?
Tudo isso é um pouco triste e depressivo, porém, isso não avalia o impacto que todas essas pessoas tiveram em nossas vidas.
A maioria das relações entre humanos podem até ser fracas quando colocadas no teste do tempo... Porém, em compensação, somente humanos conseguem realmente impactar a vida de outros humanos.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments