Ultimamente tenho testado diferentes tipos de livros.
Meu objetivo, além de suprir minha curiosidade, é encontrar histórias e conhecimentos inesperados.
É descobrir coisas novas e explorar novos universos.
Foi exatamente isso que encontrei nesse livro 👇
“Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende… e nunca entenderá.” ~ Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
A história por trás do livro
Aristóteles – ou Ari – é um adolescente introvertido com alguns problemas para socializar, se expressar e tem alguns traumas quanto ao irmão que está na cadeia por um motivo desconhecido pelo garoto.
Ao mesmo tempo que Dante, é um pouco diferente de Ari:
Mais extrovertido, aparenta não ter muitos problemas, extremamente confiante, sabe falar e lidar com as pessoas e até mesmo sabe como utilizar as palavras para convencer e conquistar todos.
Apesar disso, Dante, assim como Ari, são dois adolescentes “sozinhos”.
E então, eles começam a se conhecer.
Começam a explorar os segredos do Universo.
Naquela tarde, aprendi duas palavras novas. “Inescrutável”… e “amigo”. As palavras ficam diferentes quando passam a morar dentro de você. ~ Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
O que eu achei do livro?
No início, confesso que a escrita foi um ponto que me incomodou.
De todos os livros que li ao longo da minha vida, esse foi o que mais teve uma escrita “simples”, mas não no sentido positivo. Eu sentia como se fosse algo tão banal que incomoda.
Porém, depois que acostumei, tornou-se agradável.
Quanto a história do livro, eu honestamente me senti conectado e feliz por ler algo tão “leve”, mas ao mesmo tempo profundo. Algo que transmite sentimentos e faz você refletir.
Não à toa que um pensamento sempre surge na minha mente ao pensar nesse livro:
Caso eu tenha filhos, gostaria que lessem esse livro.
E o maior motivo é justamente a visão contrastada entre adultos e adolescentes. Entre enxergar um adulto como um ser humano, e também, enxergar um adolescente como um ser humano.
É estranho, mas essas são minhas sensações.
— O que você tem contra adultos? — Eles têm ideias demais sobre quem somos. Ou sobre quem deveríamos ser. ~ Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
O que esse livro me ensinou?
Vai soar estranho, mas uma das maiores lições que percebi com esse livro foi algo simples:
Estou sozinho emocionalmente.
E antes que você sinta pena de mim ou qualquer coisa, será que você também não compartilha dessa solidão? hehe.
O livro também me deu outra percepção sobre pessoas:
Algumas pessoas possuem sentimentos tão intensos, mais tão intensos que elas não conseguem sentir — e então, é como se parecesse que elas não tivessem sentimentos.
Fora que me mostrou um entre vários problemas que eu e o personagem principal possuímos:
— Você deveria ter pedido ajuda — ele disse. — Também não sei fazer isso. ~ Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
E também abordou pontos específicos como o medo de decepcionar as outras pessoas, as ondas de raiva que às vezes recaem sobre nós na adolescência, como nossos problemas se manifestam em sonhos, etc.
— Precisamos saber a distância exata — Dante disse. — Por quê? — Porque quando você decide fazer uma coisa, precisa saber exatamente o que está fazendo. — Ninguém sabe exatamente o que está fazendo — rebati. — Isso porque as pessoas são preguiçosas e indisciplinadas. ~ Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
Por que você deveria ler esse livro?
Não sei se esse livro é para todas as pessoas.
Tudo que sei é que esse livro conseguiu me impactar. Mesmo depois de alguns dias que terminei de ler, ainda estou sentindo e refletindo sobre todos os assuntos abordados.
Inclusive, estou mudando algumas pequenas coisas em mim também.
Bem, se você gostou muito de alguma das citações nesse texto, dê uma chance pro Ari e pro Dante. Talvez, assim como eu, você descubra um Universo inteiro dentro desse livro.
Aqui está o link na Amazon.
Aproveita que o livro está em promoção.
Finalização e sugestões
Espero que tenha gostado.
Além disso — acredite ou não — publiquei uma ficção recentemente.
Caso tenha interesse, confira agora na Amazon👇
Ou adquira sua cópia física 👇
Comentarios