Alguns meses atrás, eu reli um livro que eu não passava os olhos a uns 3 anos.
Veja bem, não sou muito fã de reler livros. Normalmente tenho uma ótima memória quando se trata de lembrar histórias e informações que escrevo ou leio em livros.
Fazer isso foi uma experiência interessante. Me mostrou um pouco mais do meu argumento no artigo "Um Gráfico que Explica o Processo do Longo-Prazo", sobre como as novas habilidades, os novos livros que lemos, novos hábitos que implementamos... Começam a realmente fazer algum efeito em nossa vida após um longo período, relacionando o esquecimento de como/onde/quando adquirimos determinada coisa e os resultados.
Enquanto eu relia o livro, comecei a notar determinadas ideias que, de uma forma ou de outras, estavam ligadas a determinadas visões de mundo que possuo.
Isso me deixou bastante surpreso, já que eu não fazia ideia que a possível primeira vez em que fui apresentado a essas ideias, pode ter sido justamente nesse livro.
Então, um questionamento surgiu em minha mente:
Qual é a influências que livros possuem em nossa vida?
Essa pergunta pode parecer boba e sem muita relevância, porém, se realmente paramos para refletir sobre isso, começamos a repensar os livros que buscamos consumir.
Por quê?
Se o livro que lemos hoje influencia nos pensamentos e ideias que teremos amanhã, significa que podemos construir e escolher o que queremos ser e pensar em nosso futuro. Em outras palavras, significa que somos diretamente responsáveis por quem seremos no futuro, ao escolhermos um livro para ler.
Não acredito que isso vale apenas para livros, mas sim, para qualquer conteúdo que você consome no seu dia a dia.
Isso mesmo. Notícias, séries, artigos, filmes, animes, podcasts, vídeos no YouTube... Acredito que todas essas coisas influenciarão profundamente no seu eu futuro.
Honestamente, é um pouco complicado de percebermos esse sútil fato acontecendo, afinal de contas, é um processo demorado que quando apresenta resultados nem lembramos de como/quando/onde começou.
Porém, aposto tudo nessa teoria e sugiro para você que aproveite a oportunidade de construir quem você quer ser em seu futuro, escolhendo sabiamente os conteúdos e informações que você vai consumir a partir de agora.
Não posso deixar de ressaltar que, isso também deveria nos assustar um pouco.
Se apenas consumirmos coisas das quais não terão relevância alguma com a pessoa que queremos nos tornar, um futuro não muito legal poderá nos aguardar.
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments