É um pouco sem sentido pararmos para pensar que a esmagadora maioria das pessoas não sabe escrever, já que desde nossos 6 anos até os 17, estamos na escola, supostamente em constante treino desta arte.
Arrisco a dizer que você não sabe escrever verdadeiramente, pelo simples fato de nunca ter escrito algo de verdade.
Vamos lá,
Durante toda a sua vida acadêmica, quem foram as pessoas que leram coisas que você escreveu?
Exatamente, seus professores.
Eles não leram suas redações pelo simples prazer de ler (se é que leram rs).
Vamos ser bastante honestos aqui. A maioria das coisas que você já escreveu são um completo amontoado de m*rda. Ninguém em sã consciência e/ou sem alguma motivação específica, iria escolher passar algumas horas lendo isso em vez de ler um bom livro.
Então, meio que, apesar de todo o amor que seus professores possam ter pela profissão e qualquer coisa assim, o fato é que eles são pagos para ler as m*rdas que você escreve.
A questão é que, como eu disse no texto ninguém precisa de você, se você não está mostrando algo que seja de alguma valia para as pessoas, algo que seja importante para elas, ninguém vai se importar com o que você estiver fazendo.
Para ser um pouco mais direto, você até pode ter uma nota alta na matéria de redação. Pode até ter coesão, coerência, uso de palavras difíceis como “amplexo”; “inócuo”; “pressuposto” ou qualquer outra coisa que você encontre em um dicionário de sinônimos… Porém, o fato é que tudo isso é completamente frívolo, ou simplesmente, inútil quando você não agrega nenhum valor para o seu leitor ou simplesmente dificulta o acesso dele ao texto com palavras labirínticas.
Exatamente, labiríntica é o mesmo que difíceis, porém você não sabe porque não é nada que falamos ou escutamos normalmente.
Então, basicamente, você pode até saber todas as regras para uma redação perfeita. Seguir todas as fórmulas, colocar palavras quase que impronunciáveis… A nota na redação da prova pode até ser boa, entretanto, ela pode ser algo completamente inútil para o mundo se não entregar valor nenhum e não alcançar leitores que não receberam para ler o que escreveu.
E como você pode aprender a escrever?
A única maneira de aprender e desenvolver a escrita é… Escrevendo.
Não existe muito mistério nisso. Na verdade, tendemos a pensar que a escrita é algum tipo de talento inato que nasce com você… Mas a verdade é que é uma habilidade adquirida com o treino e teste.
Então, a maneira mais óbvia de se fazer isso é escrever textos e publicá-los.
Onde?
O IF Informa, tem uma área especial para pessoas diversas, publicarem seus textos. Caso tenha interesse basta clicar aqui.
Agora, isso obviamente pode ser feito através de outras maneiras.
Hoje em dia, temos diversas redes sociais (obrigado, internet). Esses lugares são perfeitos para postar todas as porcarias que você escreverá.
O mundo será o seu real instrutor. Não existirá ninguém lendo seus textos apenas por obrigação ou por estar sendo pago para isso.
Acredite em mim, mesmo que você tenha algum amigo que vá te apoiar nesse início, garanto que após 3 textos horríveis que você escrever, ele te abandonará, até que em algum momento, talvez depois de muito insistir, as porcarias que você escreve passem a ser algo que agregue valor para ele.
Para finalizar, esqueça a maioria das regras que você aprendeu até hoje sobre escrita. Inclusive, a maior parte deste texto pode ser completamente inútil se o seu leitor for uma pessoa que está sendo paga.
O seu leitor é quem de fato vai definir quais serão as “regras” que você vai seguir. Por exemplo, neste único texto quebrei diversas regras ortográficas e estruturais, porém, você nem percebeu que isso aconteceu, pelo simples fato de que eu sei que você não iria perceber.
PS: lembre-se sempre que o seu objetivo ao comunicar uma ideia através de algo escrito é mudar a maneira que o seu leitor vê o mundo. Diferentemente de um ambiente escolar, a maneira para você ter sucesso é saber que fez algo decente, não é respeitando regras e fórmulas de todos os tipos, mas sim, conseguindo fazer o seu leitor mudar de opinião.
Convencer o seu leitor que você sabe algo é algo simples de ser feito. Agora, mudar a opinião dele, haha boa sorte.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com
Comments