top of page

Por que você deveria ler?


Apesar de aos 6 anos estarmos desesperados para colocar em prática a nova habilidade que adquirimos, tentando ler qualquer coisa que vemos pela frente, desde a embalagem de nescau até um outdoor ao sairmos na rua, com o passar dos anos muitos deixam essa curiosidade pela leitura de lado.

Se formos procurar um culpado para isto acontecer eu posso citar vários, mas para mim, os principais são:


Primeiro: a escola

Apesar de geralmente aprendermos a ler na escola, lá é o local que mais nos desmotiva a ler um livro.

Como? Impondo diversos livros que são literalmente um “porre”, conhecidos também como “clássicos”.

Qual adolescente, que nunca leu um livro na vida, vai milagrosamente começar a gostar de livros, lendo um Machado de Assis, Camões, Padre Antônio Vieira ou qualquer outro escritor “clássico”?


Segundo: os pais

De maneira geral, as crianças são mais influenciadas por seus pais. Isso só começa a realmente mudar quando começam a ficar um bom tempo na escola e a conviverem com outras crianças e a adquirir as experiências delas que entram no ciclo da formação geral da criança.

Ok, se você ainda não pegou o problema aqui, vou explicar.

Adivinha para onde os pais das atuais crianças iam quando eram pequenos? Isso mesmo: para a escola.

Agora pense, essas mesmas pessoas passaram pelo mesmo processo de ódio contra livros. Elas possuem um trauma muito grande no aspecto da leitura. Se elas não lessem um livro “clássico”, iriam reprovar e uma série de outras coisas.

Um ser humano desses vai realmente querer ler quando for adulto?

E se ele não lê, por qual motivo seus filhos iriam querer ler? Se os pais são as primeiras influências de seus filhos e eles provavelmente não gostam de ler, a probabilidade da criança não se sentir incentivada a ler é bem grande também.


Terceiro: o audiovisual

Acredito que esse nem preciso falar muito. Quantas vezes você preferiu assistir ao filme ao invés de ler o livro? Não que isso seja um real problema. Eu diria que é apenas um complemento que contribui para todas as coisas ditas antes.

“O brasileiro lê em média 2,43 livros por ano”. Este dado é o resultado de tudo que foi dito antes.


Por que você deveria ler?

Tudo que falei foi apenas minha visão a respeito do dado. Pensei que era importante tentar explicar alguns motivos de você provavelmente não ler tanto, antes de chegar aos pontos principais do texto.

É exatamente isso. Da mesma maneira que seu corpo precisa de algo para manter as energias, seu cérebro precisa de alguma atividade que o desenvolva.

Apesar de existirem diversas atividades, eu diria que a leitura é a que consegue exercer melhor qualidade.

Quando você começa a ler, sua concentração começa a ser testada, afinal de contas, um livro de 300 páginas demoraria cerca de 6 horas para ser lido.

Principalmente em livros de ficção, diversos personagens diferentes começam a surgir. É agora que sua memória começa a trabalhar. Características, nomes, falas… tudo isso são coisas que pouco a pouco você vai implantando em sua memória e assim ajudando-a a se desenvolver.

Sua imaginação é posta na mesa. Basicamente, quando você inicia o processo da leitura, todos os cenários que são citados, características dos personagens, coisas aleatórias que aparecem… tudo isso, seu cérebro começa a imaginar. Novamente você está exercitando sua imaginação e sua criatividade.

Você começa a torna-se mais crítico. Geralmente ler um livro faz com que você crie um senso crítico cada vez mais desenvolvido, já que, para cada livro que você lê, uma nova visão sobre a vida é passada para você.

Por último, eu diria que quanto mais você lê, mais você vive. Basicamente, você consegue captar um pouco de como outra pessoa enxerga o mundo. E isso envolve todas as experiências que aquela pessoa teve para chegar no resultado que você está lendo.


Como desenvolver o hábito da leitura?

Acredito que a primeira coisa que você deve fazer é quebrar todos aqueles traumas que foram citados no início do texto.

Por último, comece a ler algo. Não gostou? Próximo. Você não precisa ficar se prendendo apenas a um livro.

Existem diversos livros no mundo. Eu diria que é quase impossível não existir nenhum que seja para você.

Muito obrigado por ter lido até aqui. Espero que o texto tenha agregado em algo para você.


Caso queira ajudar, divulgue o texto. ^^


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com

Comentarios


bottom of page