top of page

Por que você deveria assistir animes #2: Death Note


“O humano cujo nome é escrito neste caderno morrerá.”


Imagine você, aluno considerado o melhor de seu estado, talvez até mesmo de seu país. Porém, por trás desse excesso, uma vida monótona e entediante esteja passando diante de seus olhos.

Em mais um dia de extrema tortura na escola, ao olhar pela janela, um objeto estranho cai do céu.

Após a aula, você saiu e decidiu ir até o local onde essa coisa estranha caiu.

Um caderno.

Death Note.

Você pega-o e abre:


“O humano cujo nome é escrito neste caderno morrerá. O mesmo, não terá efeito a menos que o escritor tenha o rosto da pessoa em sua mente, por tanto, pessoas que compartilham o mesmo nome não serão afetadas.

Caso a causa da morte não for especificada dentro dos próximos 40 segundos após a escrita do nome, a pessoa morrerá devido uma parada cardíaca. Após a causa, os detalhes da morte devem ser fornecidos nos próximos 6 minutos e 40 segundos.”


Um caderno que irá transformar o seu portador num verdadeiro Shinigami (Deus da Morte). Um nome e uma rosto é tudo que você precisa para matar. Você teria coragem de usar um caderno tão poderoso? Com que propósito? Pelo bem? Pelo mal? O que é bem? O que é mal? Bem-vindos ao mundo de Death Note.

Mesmo o anime sendo de 2006, ele consegue representar verdadeiramente bem a nossa sociedade.

Sociedade esta, que é assombrada por criminosos e diversas tragédias.

Light Yagami, é um estudante brilhante do japão que observa como a cada dia que se passa o mundo fica ainda mais podre.

Até dado momento, a única coisa que ele poderia fazer para que algo começasse a mudar no mundo era se tornar um detetive e assim começar a prender alguns criminosos.

Entretanto, com o novo “poder” em suas mãos ele finalmente pode começar a fazer alguma coisa.

E é aqui, meus amigos, que o anime apresenta a sua reflexiva principal. Será que realmente vale a pena sujar a suas mãos para fazer justiça? Escolher quem irá viver e quem irá morrer é “certo”? Bem? Mal?

"Esse mundo está podre, e quem apodreceu junto com ele deve morrer!"

Light Yagami - Death Note

“Os humanos são tão interessantes."

Ryuk - Death Note


Após uma série de mortes os órgãos de seguranças mundias começam a se mobilizar para entender o que está acontecendo e o que deveriam fazer.

Como de costume, uma bagunça enorme é nos apresentados. País responsabilizando outro país, representantes dando opiniões aleatórias, pessoas chegando atrasadas… Até que, um símbolo aparece na tela principal da conferência.

Neste momento, um segundo personagem é apresentado para nós.

L.

Para um caso inédito a polícia convencional jamais seria capaz de nem ao menos entender o que estava acontecendo.

Eles não estariam enfrentando apenas um assassino com poderes misticos, mas também, um aluno extremamente inteligente e entediado. Para enfrentar isso, ninguém estaria mais capacitado do que o melhor detetive particular do planeta.

“Antes de mais nada, tenho duas regras: primeiro, eu nunca erro. Segundo, se eu errar, volte para a primeira regra."

L - Death Note

A partir desse ponto um confronto entre L e Light Yagami inicia e logo no 2 episódio vemos que L não está para brincadeira e que ele realmente é bom no que faz.

Além disso, todo esse confronto é de certa forma, transmitido para a população no geral e a opinião popular começa a surgir.

A pessoa que estava realizando os assassinados, passou a ser conhecido como Kira.

Para os que não faziam nada de errado, Kira, era seu salvador. Já para os que cometeram crimes, Kira, passou a ser seu pior pesadelo.

“Vejo todas essas pessoas... começo a achar que o mundo seria melhor sem elas."

Light Yagami - Death Note

“Ouça isso: eu não sou apenas o Kira, mas também o DEUS do novo mundo!"

Kira - Death Note


Outro ponto importante a ser destacado é o desenvolvimento dos personagens, em especial, Light Yagami.

No início do anime, temos apenas um garoto querendo mudar o mundo utilizando de seu novo poder para matar pessoas consideradas más.

Depois de um certo tempo, algo começa a ser criado/desenvolvido. Ao invés de matar apenas criminosos, passa a matar qualquer pessoa que tentar atrapalhar seus planos e por fim, um egocentrismo imenso começa a surgir. Como ele mesmo disse, ele quer tornar o deus de um novo mundo sem criminosos.

E para mim, o ponto disso tudo é, Light Yagami (Kira), tornou-se essa pessoa, devido ao seu grande poder, ou será que ele já era desse jeito e o poder apenas nos revelou isso?

“Maligno? Eu sou a justiça! Sou o homem que salvará os oprimidos e serei o Deus de um novo mundo, um mundo ideal! Aqueles que se opõem a Deus, esses sim são malignos."

Kira - Death Note


“A paz jamais será conquistada com violência."

L - Death Note


Em contrapartida, de tudo isso, temos L, que mesmo tomando algumas atitudes questionáveis, acredita fielmente que tudo o que Kira está fazendo é errado e do mal, por isso estava disposto a prender Kira de qualquer forma, mesmo que para isso ele precisasse morrer ou que outras pessoas morressem.

“Não importa o quanto tente, você sozinho não pode mudar o mundo. Mas este é o lado bonito do mundo."

L - Death Note


Death note foi/é a porta de entrada de diversas pessoas no mundo dos animes.

Para muitos, o anime está no topo de seus animes favoritos. É considerado um clássico dos animes que envolvem questões críticas e reflexivas sobre o mundo.

Para mim, apesar de o anime não estar no meu top 3 animes favoritos, é um anime incrível que já assisti no mínimo 10 vezes.

Curiosidades rápidas de Death Note:


O apelido Kira tem inspiração na palavra em Inglês, Killer (matador) que quando pronunciado por um japonês o (L) saí com um som de R.

Em uma das regras do Death Note, “Caso queira especificar detalhes da morte, deve fazê-lo nos 6 minutos e 40 segundo seguintes”. Referir-se a bíblia, onde, o número 6 representa o ser humano, porque esse foi criado no sexto dia da criação, e o 40 é uma referência ao tempo de um castigo ou de uma viagem dura. Como, por exemplo, os quarenta dias de dilúvio ou os 40 anos da marcha judia pelo deserto.

Em uma luta, L faz a utilização de um golpe de capoeira.


Ficha técnica de Death note:

Nome: Death Note.
Ano de adaptação: 2006
Duração: 37 episódios de aprox. 20 min.
Onde assistir: Netflix
Dublagem: Sim, PT BR.
Direção: Tetsurô Araki, Tomohiko Itô, Hiroyuki Tsuchiya, Mitsuhiro Yoneda, Eiko Nishi, Makoto Bessho, Shinji Nagamura, Oyunamu, Naoyasu Hanyu, Hisato Shimoda, Yukio Okazaki, Kei Tsunematsu, Hironobu Aoyagi, Naoto Hashimoto, Takayuki Hirao, Hideki Ito, Mitsuyuki Masuhara, Ryôsuke Nakamura, Tetsuhito Saitô, Tomio Yamauchi
Roteiro: Gracie P. Aylward, Toshiki Inoue, Tomohiko Itô, Yasuko Kobayashi, Shôji Yonemura
Elenco (vozes originais): Mamoru Miyano, Ryô Naitô, Naoya Uchida, Keiji Fujiwara,  Kappei Yamaguchi, Aya Hirano, Shidô Nakamura

Muito obrigado por ter lido até aqui. Espero que o texto tenha agregado em algo para você.

Caso queira ajudar, divulgue o texto. ^^


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com

Yorumlar


bottom of page