Recentemente o Governo do Brasil anunciou que está zerando a “tarifa” (imposto) de importação para insumos e vacinas contra o Covid-19.
Algumas outras vezes, durante o período de quarentena, outras notícias como essa foram anunciadas no mesmo contexto e com o mesmo objetivo: combater doenças.
De toda forma, precisamos entender o que é essa suposta “tarifa” e o que significa.
Para você ter noção, no Brasil, cerca de 35,7% do preço de um medicamento qualquer é a famosa “tarifa” que, apesar de o estado querer camuflar esse imenso custo como uma simples “tarifa” que você paga, é um imposto que influenciará em mais de ⅓ do produto.
Então, em teoria, se você comprasse um remédio que custe R$100,00, cerca de R$35,70 você estará pagando para sustentar o Estado.
Nós, brasileiros, já estamos “acostumados” a uma alta carga tributária. É tão comum pagarmos uma quantia tão exacerbada de impostos, que passamos a não entender o que isso realmente significa no mundo.
Fazendo uma comparação com alguns países como: Inglaterra, Canadá e Colômbia; o imposto sob medicamentos, é de 0%. Nos Estados Unidos, é de 6,3%.
Agora, gostaria de fazer você refletir:
Se o governo está anunciando uma redução temporária no imposto de alguns desses medicamentos e insumos, com o objetivo de combater doenças, por que esse imposto existe?
Se analisarmos bem toda essa situação, o imposto sobre remédios é um custo para o Estado, já que com o passar do tempo, pessoas que não conseguiram comprar remédios por estarem com um preço de pelo menos ⅓ maior do que o valor original, vão acabar desenvolvendo doenças cada vez mais complexas e com isso vão procurar o SUS, que terá que realizar um tratamento caro e demorado, gerando custos altíssimos para o Estado.
Então novamente, por que esse imposto existe?
Em minha opinião, o motivo desse imposto seja para conseguir bancar as 5 profissões mais bem pagas do Brasil, que curiosamente são nas carreiras públicas, logo, são sustentadas pelo imposto que você paga sob seu remédio.
Agora, quando for tomar o seu remédio para dor de cabeça e indigestão que esse texto lhe causou, lembre-se que estará pagando 35,5% para sustentar as pessoas que decidem o valor de seus próprios salários.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com
Commentaires